quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Autobiografia de uma guerreira

A primeira edição do zine Polaroid contou com a seção Opinião Formada, que mostrou um pouco mais sobre o enredo do livro A Arte de Produzir Efeito sem Causa, do escritor e quadrinhista Lourenço Mutarelli. Aqui no blog, vocês poderão conhecer mais duas obras, consideradas importantes para o universo Underground. Vamos conhecer a trajetória da quadrinhista Marjane Satrapi, que retratou a sua própria história na HQ Persépolis.

Quem folheia Persépolis pela primeira vez pode até achar que a história em quadrinhos, produzida pela iraniana Marjane Satrapi, não passa de mais uma obra do gênero. No entanto, ao se deparar com as primeiras páginas da publicação, o leitor mergulha de cabeça em uma história fascinante e repleta de acontecimentos surpreendentes.
Ambientada no Teerã, capital do Irã, em 1978, a HQ é mais que uma autobiografia. Isso porque narra de forma singela às fases da autora que, logo criança, mergulhou em sonhos infantis e desejou se tornar uma profetisa quando se tornasse adulta, pois acreditava possuir poderes para salvar o Planeta. Ela tem diante de si o exemplo liberal de sua avó, marcante figura feminina que ao longo da trama oferece à neta diretrizes morais. Além disso, seus pais são modernos e adeptos da ideologia de esquerda.
Porém, no mundo real, a menina acompanhava de perto o desenrolar da passagem de uma ditadura opressiva para um sistema regido por grupos islâmicos fanáticos, não menos cruéis que o antigo Xá. Donos do poder, eles determinavam cada detalhe da vida da população, desde os comportamentos até a forma de se trajar. A garota então é obrigada a usar um véu, o que a incentiva a se tornar em uma autêntica revolucionária.
Devido à instabilidade do país, os pais de Marjane decidem enviá-la para Viena, na Áustria. É a partir desse momento que a jovem experimenta outras conturbações, relacionadas ao período de adolescência. Ela enfrenta um dilema crucial: voltar ou não voltar à sua terra, abrindo mão de tudo o que pensa, sente e sonha. Em suas 352 páginas, Persépolis mostra ao leitor a importância de lutar por uma sociedade livre, que não teme correr atrás de seus direitos. Além disso, destaca a união familiar, tão importante para a formação cidadã da população.




Editora: Companhia das Letras
Páginas: 532
Preço sugerido: R$ 46

Um comentário:

  1. Bronchitis adalah penyakit yang ga boleh di anggap enteng, selain faktor keturunan juga bisa terjadi akibat beberapa faktor dari kehidupan kita sehari-hari.

    ResponderExcluir